CALDOQUANTICO | FAROLCOMUNITARIO | HOLOPRAXIS | CQL | CRESENTES | DNATOS | ARTEMCACOS | BLOGS | FALE CONOSCO | O GRUPO | IMPRENSA | POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A SUBSTÂNCIA DO UNIVERSO PASSA POR AQUI
      FALE CONOSCO
SOBRE NÓS
IMPRENSA
 
Ciência | Pesquisa | Tecnologia   Twitter YouTube Orkut Facebook   Meteorologia
 
 
 
divulgação
 
   
  Tratando o indivíduo de maneira completa, essências levam à superação da insegurança, medo, raiva e angústia – sentimentos que podem surgir nesses momentos  

Florais de Bach ajudam a enfrentar as perdas que acontecem ao longo da vida

quarta-feira, 25 agosto, 2010 21:13

Perda do emprego, de um ente querido, de uma oportunidade que nunca mais voltará ... Quem nunca passou por uma situação como estas? Todos sabemos que as perdas – das mais simples às mais doloridas - fazem parte da vida, mas os sentimentos provenientes delas, muitas vezes, nos assolam de maneira devastadora.

Segundo a educadora Maria Aparecida das Neves, educadora e terapeuta floral, as ‘gotinhas’ descobertas pelo médico inglês Edward Bach - os Florais de Bach - podem ajudar as pessoas que sofrem após qualquer tipo de perda. “Antes de indicá-los, porém, é preciso saber exatamente como a pessoa está”, reforça.

Susto e pânico - A notícia de uma perda, por exemplo, gera susto e até pânico em algumas pessoas. “Para o primeiro impacto nada como o Rescue Remedy, que deve ser carregado sempre na bolsa para situações emergenciais”, indica Maria Aparecida. “Ele traz um alívio imediato para momentos que causam inquietude”.

Sobre o pânico, na formulação do Rescue Remedy, há um floral específico para vencê-lo, o Rock Rose. “O choque inicial, que vem com a notícia da perda pode fazer com que a pessoa sinta-se impotente, paralisada. O Rock Rose traz a quem o toma confiança, coragem e calma.”, explica a educadora.

Medo - Se a perda trouxe medo à pessoa –de seguir adiante; de não voltar a ser feliz ou qualquer outro medo que a pessoa consegue definir – vale o Mimulus. “O efeito positivo deste floral é a capacidade de despertar coragem interior”, completa a educadora.

Trauma - O floral Star of Bethelem é também um aliado nesses momentos porque ajuda a pessoa a libertar-se de traumas e experiências ruins. Segundo Aparecida, “o floral traz o consolo e entendimento para seguir em frente”.

Culpa – A pessoa que se sente culpada pela perda que sofreu precisa do floral Pine. É a essência do perdão de acordo com a Aparecida. “Ele vai ajudar quem fica se condenando ou se reprovando o tempo todo. Ajuda quem o toma a libertar-se. Não adianta se auto-reprovar por acontecimentos e nem se culpar pela perda ou pelos erros alheios. O floral Pine traz equilíbrio e senso de responsabilidade.”

Desânimo – E se a perda deixou pelo caminho muito desânimo, o floral indicado é o Gentian. Ele devolve a fé interior, trazendo a certeza de que dias melhores virão.

Melancolia - o floral indicado neste caso é o Mustard, que transforma a tristeza em alegria. Ele traz serenidade e estabilidade emocional para o coração.

Pensamento fixo no passado - o floral Honeysuckle traz a capacidade de recordar o passado sem deixar de viver o presente em sua plenitude. “E isso é essencial para tocar a vida adiante”, reforça Aparecida.

Os Florais de Bach podem ser comprados pelo telefone (11) 3081-5217 ou pelo e-mail disqfloral@disqfloral.com.br.

Mais sobre os Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.

Sobre Maria Aparecida das Neves
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Disq Floral, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia.

Simone Valente / Cristina Thomaz | Em Pauta Comunicação

Brasil no Google Maps

Grupos do Google
Participe do grupo Farol Comunitário
E-mail:
Visitar este grupo